sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Povos indígenas defendem a constituição de estados plurinacionais

A  busca de conformação de estados plurinacionais  na América Latina é uma das lutas mais importantes dos povos indígenas dessa região. Representantes de povos indígenas de 10 países da Abya Yala (América) defenderam essa proposta no seminário "Povos Indígenas, Constituições e Estados Plurinacionais", realizado em La Paz, na Bolívia, entre os dias 15 e 17 de janeiro. De 18 a 19, eles discutiram os impactos da proposta de Integração de Infra-estrutura Regional Sul Americana (IIRSA), com diversas obras de infraestrutura de transporte, energia e telecomunicações que impactam terras indígenas. .
   Na América Latina, o Estado-Nação é visto como monolítico, como de um povo só. Para os povos indígenas, eles precisam ser refundados, adotando a interculturalidade e plurinacionalidade. No seminário, os povos concluíram que, a partir da experiência da Constituinte Boliviana e de outros momentos de luta, o Estado plurinacional não é mais um horizonte longínquo para o continente, mas algo que está em construção. 
   Neste sentido, no documento final do encontro, os participantes manifestaram apoio ao processo constituinte no Equador, torcendo para que lá também o Estado seja considerado plurinacional - como ocorreu na Bolívia. A principal questão desses debates é quanto ao tipo de desenvolvimento adequado para a América do Sul e as formas de garantir processos de integração. Outras informações em  www.cimi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário